Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 14 - Novembro/2009

pág: 1 - Capa




















pág: 2
EDITORIAL

As pessoas devoram informações, é como alimento para famintos, é um vício incontrolável de leitura, tal como andar pelas ruas lendo outdoors, cartazes, panfletos, jornais gratuitos ou quase. Têm coisas que nos saltam aos olhos, outras, podemos decidir entre ler ou não. Nesse ponto, fico feliz ao observar os que lêem essa revista, pois somos um grupo esquivado de matérias repetitivas que circulam semelhantemente em diversos suportes e sob variadas manipulações. Trazemos a você: textos, idéias, espaços e demais circunferências de expressão porque respeitamos seu senso crítico, sua intelectualidade e acima disso, sua vontade em erguer pensamentos construtivos em sintonia com uma vida mais fraterna, reflexiva e de personalidade ímpar que não se deixa enganar por tanto sensacionalismo afora... Deguste sua leitura!

ESPAÇO ABERTO................................. 03
COLÓQUIO........................................... 04
TIAGO HENRIQUE............................... 05
ESTADOS DO BRASIL......................... 06
SÉRIE PERSONALIDADES.................. 07
AMBIENTAL......................................... 08
COLUNA DA BIA................................. 09
LETRAS DE MÚSICA........................... 10
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL....... 11
__________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Betim Cultural, eles poderão ser selecionados e publicados no ESPAÇO ABERTO ou  na seção LETRAS DE MÚSICA desta revista - Contato: rezendefonseca@bol.com.br - na internet - http://betimcultural.blogspot.com - Escritório Betim Cultural: (31) 9805-5453

Fundador/Editor/Colunista: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Colunista (Ambiental): Elizangela dos Santos Pedro de Souza.
Ilustração (Capa e Tirinhas): Cristiano de Oliveira.
Colunista (Coluna da Bia): Pseudônimo - Bia Lima.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.
Revisão: Priscila Maria Vitor da Silva.



Pág: 3
ESPAÇO ABERTO

>>>


(nariz)
gr
i
m
a
(boca)
no
ro
s
(queixo)
t
o
   
LÁGRIMA NO ROSTO de Alexandre Veloso de Abreu.
*Alexandre Veloso de Abreu nasceu em Belo Horizonte e é professor de literatura na PUC-Minas. Publicou o livro A Mulher de Nanquim (2004) pela Edições Horta Grande.

>>> A PERDA DA INOCÊNCIA de Claudemir Ferreira.

A face do ódio é sempre um fantasma a assombrar uma criança. O menino chora ao ver um homem espancar outro homem. Ele chora ao ver um animal inofensivo ser morto pelo homem. Mas a tristeza do menino não é pela violência do homem não, é pela morte do animal. O menino olha para o homem e enxerga nele o seu próprio futuro. Ele chora pela inocência perdida, e pela maldade no coração do homem.


pág: 4
COLÓQUIO
Por: Fernando Aguilar ( fernando-aguilar@ig.com.br )

NÓS?

As pessoas, ou determinados grupos delas, têm o costume de dizer que os problemas sociais pós-modernos que assolam o Brasil é culpa da sociedade ou dos nossos governantes.

Entretanto tudo que nos cercam são problemas nossos, pois, nós somos a sociedade, e as regras da moral e conduta que são estabelecidas tem indireta ou diretamente nosso aval. Portanto deixar de falar que “nós somos a parte podre das mazelas sociáveis” é negar nossa própria existência.

O modelo atual estrutural da sociedade vigente nos impõe uma série de condutas que se consolidam em regras, como práticas culturais, passadas de geração para geração, tais regras não são ajuizadas ou documentadas, porém, quem infringe tais condutas de comportamento são execrados pelos dedos que apontam em riste, ou uma língua ferina que destila sua ira contra nós.

Isso acontece principalmente às pessoas de baixa extração social, pois, aqui e não raro, em todo o planeta o dinheiro estabelece valores, estes que estamos invertendo, haja visto que o bem e o mal sempre existiram.  Mas no Brasil, o mal e o errado sobressaem em detrimento do bem, do honesto, como a corrupção que assola o país, pois, se todos roubam, esta conduta é vista como normal e todos seguem tendo como base as idéias-força, ou seja, o “ETHOS”, que vem do latim “morales”, costumes, que vai gerar um novo ethos, muitas vezes incomum, inconstante e só verificável cronologicamente, numa análise posterior. Análise essa que nos direciona a acreditar que os valores estão invertidos.

Diante disso, vale a pena ressaltar que as transformações na sociedade vão se dar quando as mudanças acontecerem dentro de nós mesmos, com intuito de não deixar a “maioridade” e a “tutela” falar por nós.

Num mundo onde o individualismo está cada dia mais acentuado, e a banalidade é contundente, deixar de assumirmos como co-autores do modernismo incalculável numa relação dicotômica ao coletivismo é padecermos dentro das nossas cavernas.

Portanto, devemos desconstruir construindo em favor do bem comum, dando um pouco de nós, usando a ética que reflete a moral, buscando fundamentos, e pensando acerca dos males que nos envolvem. Talvez ser excêntrico seja mau visto, mas a consciência de si, juntamente com a do outro acarretam a consciência crítica e é à partir dessa que se fundamentam os meus argumentos.                       


pág: 5
TIAGO HENRIQUE
( http://tiagohenrique.blogspot.com )

CONCHAS DO OCEANO

Os invernos que me trouxeram a poesia,
O comércio que me estatizou com mercadorias,
A vida de histórias
Contadas em filmes,
A vida de verdade
Contada em histórias

Ouvi um poeta dizer
Que um poema é muito íntimo
Ora, ora seu poeta
Tem medo de si mesmo?
Medo do teu coração
Ou de que conheçam sua vida?

Uma interrogação pula de ponto em ponto,
Me pergunto:
Para que tais situações?

Ouço o barulho de passos lá fora...
Ó, desculpa...
Isso pode parecer vestígios da minha intimidade

kkk...
Em linguagem de computador
Saúdo a brincadeira das palavras

Olha seu moço:
Sei que sou mais moço que tu
Mas em meu emaranhado do alfabeto
Não poderás captar meu íntimo.


pág: 6
ESTADOS DO BRASIL
( http://brasilestados.blogspot.com )

CEARÁ - Capital: Fortaleza

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico ao norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba à leste, Pernambuco ao sul e Piauí ao oeste. Sua área total é de 146.348,30 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.

A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão. Ao todo são 184 municípios.

O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil, bioma relacionado às estiagens que, aliado as políticas ineficientes, castigam a população do campo, da qual a maioria ainda é pobre.

O Ceará é conhecido como Terra da Luz, atualmente propagada pelo bordão turístico aludindo aos dias ensolarados, mas que remonta ao fato do estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea e por esse fato o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como a terra da luz.                       

População (dados de 2008):
 - Estimativa    8.450.527hab.
 - Densidade    56,78 hab./km²



pág: 7
SÉRIE PERSONALIDADES
( http://seriepersonalidades.blogspot.com )

QUEM FOI BOB MARLEY:
Foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Ele é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafaris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

FRASES DE BOB MARLEY:
- Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.
- Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... Negros e brancos todos juntos.
- Eles dizem que o sol brilha para todos, mas para algumas pessoas no mundo ele nunca brilha.
- A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada.
- Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... E descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
- Eu olho para dentro de mim, e não me importo com o que as pessoas fazem ou dizem, eu me preocupo só com as coisas certas.
- Deus me enviou à terra com uma missão. Só Ele pode me deter, os homens nunca poderão.
- A minha música não é contra os brancos. Eu nunca poderia cantar isso. A minha
música é contra o sistema, que ensina você a viver e a morrer.
- Escrevo aqui no presente para que no futuro seus olhos possam lembrar de mim, quando sua mente me esquecer.


pág: 8
AMBIENTAL
Por: Elizangela Santos (elizangelasantos71@yahoo.com.br)

DIA DA NATUREZA E DOS ANIMAIS

É mesmo válido ter um dia para comemorar a existência da natureza e dos animais?

No dia 4 de outubro comemora-se o dia da natureza e dos animais. Conta a história que houve um tempo que homens e animais viviam em plena harmonia. Esse dia está ligado às comemorações festivas de São Francisco de Assis. E não é coincidência, pois esse santo é o protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa. São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.

Leonardo da Vinci também amava aos animais e dizia que eles também têm seus direitos: "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”. Leonardo da Vinci (1452-1519) Digno de nota é também a aprovação feita pela Unesco em 1978 da Declaração Universal dos Direitos do Animal. O Dr. Georges Heuse, secretário geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista ilustre, foi quem propôs esta Declaração.

Porém, infelizmente, o homem passou a modificar a ordem natural da vida no planeta, prejudicando o equilíbrio do meio ambiente, caçando por prazer e exterminando muitas espécies. Parece que não importam mais os males que nossa geração já enfrenta e àqueles, que em função de nossos atos acometerão decerto as gerações futuras.

É mesmo válido ter um dia para comemorar a existência da natureza e dos animais? Pergunto novamente. Nossas atitudes hoje fornecem as respostas. Cabe agora a cada um avaliar se suas atitudes são ecologicamente corretas.


pág: 9
COLUNA DA BIA
POR: Bia Lima ( bia.lima@ymail.com )

NOSSAS PERNAS

Quando estamos com problemas ou em momentos de crises, sejam eles quais for, é essencial tentar compreender suas causas de maneira mais ampla, pensando no físico, psicológico e social. Temos que praticar o exercício de enxergar o todo, não como sendo a soma das partes, e sim como sendo a relação entre elas. Desse modo é possível entender a verdadeira essência dos problemas e pensar em soluções que terão um efeito maior sobre eles.

No entanto, ao fazer esse esforço de compreensão, nos deparamos com problemas ainda maiores, pois torna-se impossível não pensar nos problemas de toda a humanidade. E é nesse momento que muitos de nós se identificam com a luta de classes e passa a ter como projeto de vida a luta por um novo modelo de sociedade, justa e igualitária.

Existem várias formas de “entrar” nessa luta, o importante é que ela seja coletiva, pois como disse em outro texto, cada um fazendo sua parte isoladamente não tem impacto para grandes mudanças. Para contribuirmos precisamos, contudo, conhecer nossos limites, analisar e refletir sempre sobre o que temos “pernas” para fazer ou não, e não adianta querermos abraçar o mundo, pois ele nos engole na primeira oportunidade.

Vamos...Vamos, que essa caminhada é de nossas pernas, por nós e por aqueles que não o podem fazer... E sempre seguir em frente!


pág: 10
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e Região

RESTITUIÇÃO – ALIADOS DO SENHOR
Adsbetim

Na quebrada mais um trabalhador
Pai de família um preto de valor
Beijo na esposa uma breve oração bom dia
Tem que deixar esposa e filha e seguir sua trilha
Sua esposa olha no olho uma estranha sensação
Lhe contou um estranho sonho ele não deu atenção
Sua filhinha vem correndo pede pra não demorar
Diz que já tá com saudades pede pra noite chegar
Sua esposa diz baixinho não esquece o presente
Cinco aninhos ela não sabe mas precisa da gente
Assim que deixar pra trás o seu patrimônio
Defende o pão de cada dia ora contra o demônio
Sabe da ira do traíra pede pra Deus guardar
A sua casa a sua família pra mais tarde voltar
As horas passam a saudade já vai apertando
O telefone tá mais perto ele segue discando
Amor tô com saudades o dia não tá passando
Já comprei o presente a noite se aproximando
O relógio avisa é chegado a hora pega as suas coisas se despede e de quebra vai embora
Já é tarde e no sinal anunciam um assalto
Saí do carro cadê o dinheiro saí com a mão para o alto
Não atira vou pegar o dinheiro
O novato se assustou já sapecou o primeiro
O ladrão apavorado acertou bem no peito
A voz clama Deus me ajuda sai correndo o sujeito
Restitui eu quero de volta o que é meu
Sara-me e põe teu azeite em minha dor

______
Contato: (31) 3051-0476 / 8652-7400
aliadosdosenhor@hotmail.com

www.myspace.com/aliadosdosenhor


pág: 11
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL - ACREDITA?









crisartes2006@hotmail.com
http://crisartes2009.nafoto.net
http://crisartes2009.blogspot.com

pág: 12
APOIO CULTURAL
*Clique aqui para visualizar melhor os atuais apoiadores


ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO