Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 13 - Outubro/2009

pág: 1




















pág: 2
EDITORIAL
Certa vez um jovem indagou: “a gente luta tanto para alcançar um objetivo e quando estamos próximos de alcançá-lo, sempre surge alguém para atrapalhar nosso sucesso.” Nesse momento surgiu em minha mente o seguinte exemplo: há várias estrelas no céu, e nem por isso uma única estrela perde seu brilho por causa das constelações a sua volta. Portanto, não importa o que você tem e o quanto as pessoas tentem ofuscar o seu empenho, importa o que você faz com aquilo que tem e o quanto você está disposto a se dedicar um tanto mais. Não necessariamente os mais bem preparados teoricamente são os que alcançam êxito. Um exemplo é essa metáfora gauche, num texto mal tecido mas que lhe faz refletir alguma coisa da vida... Boa leitura!

ESPAÇO ABERTO.................................................03
COLÓQUIO............................................................04
TIAGO HENRIQUE..............................................05
ESTADOS DO BRASIL.........................................06
SÉRIE PERSONALIDADES.................................07
AMBIENTAL.........................................................08
COLUNA DA BIA..................................................09
LETRAS DE MÚSICA...........................................10
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL.....................11
__________________________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Betim Cultural, eles poderão ser selecionados e publicados no ESPAÇO ABERTO ou na seção LETRAS DE MÚSICA desta revista - Contato: rezendefonseca@bol.com.br
Na internet - http://betimcultural.blogspot.com

Fundador/Editor/Colunista: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Colunista (Ambiental): Elizangela dos Santos Pedro de Souza.
Ilustração (Capa e Tirinhas): Cristiano de Oliveira.
Colunista (Coluna da Bia): Pseudônimo - Bia Lima.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.
Revisão: Priscila Maria Vitor da Silva.


Pág: 3
ESPAÇO ABERTO
>>> REJEIÇÃO
Pseudônimo: Verdes

E se vivêssemos no mundo de verdes e vermelhos?
Fico pensando na contradição entre as diversas manifestações de preconceito da sociedade e num grande mandamento divino que todos nós proferimos de peito cheio: “Que vos ameis uns aos outros” (João 13:34).
Vamos reduzir o sentido da palavra para o lado dos relacionamentos amorosos?
Se você ama alguém, você o ama pelo que ele é. Ama-se pelo sorriso, pela personalidade, pela forma como ela anda, fala, se veste e principalmente pelo cheiro da pele. Os modelos esteticamente perfeitos são bonitos de se ver, mas amar é diferente de admirar as belas curvas de um corpo. Portanto, ninguém deve procurar ter primeiro um modelo pra depois ter amor por ele. O amor acontece desinteressado, não se preocupa com aparências, não é exibicionista e não se preocupa em como as pessoas ao redor lhe olharão perante o seu amado.
Se eu fosse verde, pertencente à tribo dos verdes e se você me amasse, não iria me abandonar mesmo que fosses da tribo dos vermelhos, mesmo se os vermelhos abominassem os verdes. Se fizesses isso, estaria concordando com todos os vermelhos e não se enquadraria no grupo das pessoas que amam de verdade.
Portanto, se você é verde, não se entristeça pela fraqueza de um vermelho. Ele não te merece! Se esperar, se olhar ao redor, verás que existem outros vermelhos que sabem amar. E são esses, que amam além das aparências e preconceitos, os quais realmente podem lhe fazer feliz.


pág: 4
COLÓQUIO
Por: Fernando Aguilar ( fernando-aguilar@ig.com.br )

ECLIPSE DA RAZÃO

A visão de que “Penso, logo existo” (René Decartes -1596-1650) recolocando o homem no centro do universo (antropocentrismo), na época do renascimento, persiste ainda, apesar de estarmos na pós-modernidade.
A razão instrumental coloca o homem contra o meio ao qual vive, onde os fins justificam os meios, o meio ambiente já sofre os efeitos maléficos da “razão”, o assunto está em pauta entre todos os cientistas e pensadores, porém, por que somente agora foram atentar para esse problema? Porque o dinheiro, o poder e o consumo imediatista fizeram com que esqueçamos de cuidar do globo, olhamos somente para o nosso umbigo, “dane-se o mundo não me chamo Raimundo”, visão retrograda do ser.
Só agora o homem dotado de “razão” quer mudar seu destino? Ou nosso caminho já está traçado pela revolta da natureza? Ouvimos muito falar em reciclar o lixo, e fazê-lo é o mínimo que possamos fazer dentre outras providências que deveríamos ter tomado anos antes diante das catástrofes impostas ao ecossistema.
Presume-se que a terceira guerra mundial será por causa da água, e continuam investindo em armamentos bélicos, a ciência avança em níveis assustadores, clonagens, vacinas, remédios, e não há pesquisas a favor da despoluição dos rios? A tecnologia hoje é “hi tec”, de ponta, e onde vamos entulhar essas máquinas quando vier o desuso.
Nesse mundo onde o consumismo impera, existe lugar para um novo iluminismo? Como defendia Kant (1724-18040), elaborando a síntese entre sujeito e objeto, ou seja, a harmonia entre o homem e tudo que o cerca, ampliando seu conhecimento.
Mas o que se apresenta e a gradação do ser, passando de sujeitos pensantes, ao nível de vegetais e posteriormente a objeto, o nada, portanto:
Nesta determinada e longínqua hora,
Deveríamos estar vangloriando nosso silêncio.
E estudando nossas almas, pensando no futuro,
Deixando que nossa consciência fale mais alto.
Porque, nossos corpos, nossos corpos, estão em decadência.
Conscientizar a massa é um trabalho meticuloso, contudo, as propagandas deveriam remeter a uma revolução interior em cada pessoa, para que saibamos da importância dos nossos atos para com o meio ambiente, e como objetivo um futuro onde possamos habitar o mundo.


pág: 5
TIAGO HENRIQUE
http://tiagohenrique.blogspot.com

CENA DE NOVELA

Quando a loucura vence a beleza
Quando o desejo se sobrepõe à razão
Quando o impulso acelera o sentimento
Quando a rendição é inevitável
Quando ainda há um A...
***
Sentado 5 minutos no sofá da sala
Por um minuto achei que fosse possível...
Ingenuidade minha;Pobre homem de 22
Com toda sua andança anti-alienação
Ainda acredita, ainda acredita
***
Depois...
É assim mesmo!
***
Aliás, como alguém disse um dia:
Somos mais macacos que humanos
***
Aliás, acho que sou o primeiro a dizer isso,
Com estas palavras.
***
5 minutos...
Já lanchei, volto a minha vida...
Pensante, interrogadora
Por fim,
Na contramão.

pág: 6
ESTADOS DO BRASIL
(
http://brasilestados.blogspot.com )

BAHIA
Capital: Salvador

A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situada ao sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação, possuindo um total de oito estados limítrofes, a saber: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S). Ao leste, possui divisa com o Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 567.692,669 km², sendo pouco maior que a França. A Bahia é o estado mais rico e com maior exploração do turismo de todo o nordeste.
É o estado brasileiro com maior número relativo de negros e mulatos e o que possui maior influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos. Foi na Bahia, na região de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, que a frota de Pedro Álvares Cabral chegou, em 1500, marcando o descobrimento do Brasil. Em 1º de novembro de 1501, o navegante genovês Américo Vespúcio descobriu a baía de Todos os Santos. A povoação formada nessas margens tornou-se a primeira sede do governo-geral, com Tomé de Sousa chegando em 1549 para ocupar o cargo.
Salvador, se tornou a primeira capital do país em 1549, sendo por muitos anos a maior cidade das Américas. Em 1572 o governo colonial dividiu o país em dois governos, um em Salvador, e o outro no Rio de Janeiro, esta situação se manteve até 1581, quando a capital do Brasil passou a ser novamente apenas Salvador. A capital foi transferida para o Rio de Janeiro definitivamente em 1763, pelo Marquês de Pombal.População (dados de 2007):
- Estimativa: 14.080.654hab.
- Densidade: 24,93 hab./km²


pág: 7
SÉRIE PERSONALIDADES
(
http://seriepersonalidades.blogspot.com )

QUEM FOI BENJAMIN FRANKLIN:
Foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor estadunidense, que foi também um dos líderes da Revolução Americana, e é muito conhecido pelas suas muitas citações e pelas experiências com a eletricidade.

FRASES DE BENJAMIN FRANKLIN:
- Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.
- Você pode adiar, mas o tempo não posterga.
- Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.
- Neste mundo nada pode ser dado como certo, à exceção da morte e dos impostos.
- Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.
- Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.
- Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.
- O caminho dos preguiçosos é cheio de obstáculos, ao passo que o do diligente não tem quaisquer embaraços.
- Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa.- Escreve as ofensas na areia e os benefícios no mármore.
- O fracasso quebra as almas pequenas e engrandece as grandes, assim como o vento apaga a vela e atiça o fogo da floresta.
- Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós.
- Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
- Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode fazer afundar um grande navio.
- O homem fraco teme a morte, o desgraçado chama-a; o valente procura-a. Só o sensato a espera.


pág: 8
AMBIENTAL
Por: Elizangela Santos (
elizangelasantos71@yahoo.com.br)

MNEMÔNICA, LEMBRA-SE O QUE É?

Mnemônica é, em linhas gerais, a arte de cultivar a memória e evocá-la quando necessário. Segundo especialistas é a função mais complexa do corpo humano. Todavia, para exercitar o cérebro existem velhos e novos recursos - da palavra cruzada à novíssima pílula do esquecimento.
O fenomenal processo de memorização acontece com todos os seres vivos. Até mesmo os seres unicelulares memorizam que não devem se dirigir a um determinado lugar ao perceber que ali a temperatura, a densidade ou a acidez do meio não são convenientes.
No entanto, contrariamente a esses minúsculos seres, os humanos parecem padecer constantemente com uma espécie de “síndrome esquecidiça”. Apagamos da mente, e, diga-se de passagem, com uma rapidez inefável, todos os fenômenos que vez por outra assolam o globo. A título de exemplo vamos relembrar alguns desastres registrados apenas nos últimos anos: dois terremotos com mais de seis graus na escala Richter, que sacudiram a costa de Fiji; outro ainda mais forte – oito graus de magnitude – originou um tsunami nas vizinhas ilhas Salomão; tornados provocam estragos na região Centro-Sul dos Estados Unidos; severas inundações na África, Uruguai Bolívia e em outras partes do globo.
Além disso, segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, longe de ser um país que não é atingido por perigos naturais, o Brasil em 2008, ocupava a 13ª colocação entre os países mais afetados por fenômenos naturais perigosos, sendo pelo menos dois milhões o número de pessoas atingidas por desastres naturais, principalmente àqueles atrelados aos processos atmosféricos, tais como as chuvas.
Que demonstrações a natureza ainda terá de dar para provar sua fúria contra os nossos malfazejos? Ou será que vamos ter a pachorra de continuar concordando com o vil pensamento “dane-se o mundo que eu não me chamo Raimundo”?
Ativemos nossa curta memória nesse sentido. Exercício para tanto infelizmente não falta.


pág: 9
COLUNA DA BIA
POR: Bia Lima (
bia.lima@ymail.com )

O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO

Em 2008 foi muito noticiado a descoberta de uma imensa camada de petróleo, encontrada quilômetros abaixo do nível do mar, a qual denominaram de pré-sal. Desde então, os sindicatos dos petroleiros, diversas entidades, partidos políticos e movimentos sociais vêm fazendo uma grande campanha nacional para mobilizar a população em busca da reestatização da Petrobras. O por quê disso?
Na década de 50, a sociedade brasileira teve um grande conquista, ao conseguir após uma campanha de massas, instituir o monopólio estatal para exploração de petróleo, criando assim a Petrobras. Uma empresa de grande sucesso, que permitiu sermos autosuficientes em petróleo, e que TINHA (ao menos deveria) seus lucros investidos na população brasileira.
Mas no governo FHC, devido às pressões das elites subordinadas aos interesses estadunidenses, a Petrobras foi privatizada, e hoje, 62% de suas ações, ou seja, dos seus lucros, são de propriedade privada; e desses estima-se que 42% sejam de capital estrangeiro, resumindo, grande parte da riqueza produzida pela Petrobras vai para o exterior.
Acredita-se que as reservas do pré-sal, representam trilhões de dólares em petróleo, dinheiro que se fosse investido no Brasil, poderia trazer mudanças significativas para a população. Por isso, essa campanha “O petróleo tem que ser nosso”, luta por mudanças urgentes:
1- Parar qualquer leilão e suspender os já realizados.
2- Mudar a lei do FHC e voltar a ter o monopólio do petróleo para o povo.
3- Reestatizar a Petrobras para que seja uma empresa pública.
4- Fim das exportações de petróleo cru, e incentivo à indústria petroquímica, para produzir bens mais úteis do que queimar gasolina e diesel e gerar mais poluição.
5- Criar um fundo social soberano para usar a riqueza do petróleo na solução dos problemas urgentes do povo, de emprego, distribuição de renda, moradia, educação e reforma agrária.


pág: 10
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e Região

DIDÁTICOS - MENTE SÃ!!!
Letra: Hilquias de Carvalho Passos / Melodia: Didáticos

De mente sã, eu já consigo me encontrar,
Desato os nós que me prendem neste lugar,
A liberdade que me fez chegar até aqui,
É a mesma força que me faz querer gritar!
...Corro pra você, pra te encontrar
Longe desta Dimensão,
Que me impede de voar!
A consciência pra revolucionar
A mente abriu, não volta mais ao seu lugar!
Plantando amor, em cada ação
Com gestos simples, faço a revolução
Contra a corrente, eu sei que vou nadar
Com Deus na frente pra sempre militar!
...De peito aberto, me entrego já
Me dá tua paz, quero aprender e ensinar
Cansado desse caos, da frustração
Reciclo sempre a minha ação!!!

______________
“Há uma lógica pra tudo isso? A razão te satisfaz? O que pode ir além daqui? Navegando nesse Universo infinito e surpreendente, chamado Música, encontra-se a banda Didáticos, que vem trilhando seu caminho, repassando em suas canções o valor da reflexão e a esperança de um mundo melhor! Embarque conosco nessa louca aventura, de sentimentos, luta, FÉ e ousadia... Longe desta dimensão que nos impede de voar!”

* Sites da banda:
www.myspace.com/didaticoshc
www.palcomp3.com.br/didaticos

* Contato para shows:
didaticoshc@yahoo.com.br
(31) 9918-6701 / 8537-1765 / 9717-0853


pág: 11
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL - ACREDITA?
crisartes2006@hotmail.com








http://crisartes2009.nafoto.net/
http://crisartes2009.blogspot.com/


pág: 12
APOIO CULTURAL
*Clique aqui para visualizar melhor os atuais apoiadores.



ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO