Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 12 - Setembro/2009

pág: 1
*******
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
**
*
*
*
*
**
pág: 2
EDITORIAL
Que você conquiste todos seus sonhos, não abra mão de nenhum deles, acredite nos seu planos e tenha pulso para segurar a vida que você almeja e vive. Seja sua alma, seja sua mente, seja grande como seus pensamentos e preserve a ambição saudável que te faz crescer e engrandece as pessoas ao seu redor. Preserve seu sorriso de criança, traga sempre o brilho dos teus olhos, ilumine o ambiente em que vives e tudo ficará claro para seus objetivos. Lembre-se sempre das pessoas que te admiram porque elas torcem por você. Agradeça por aqueles que rezam para que Deus lhe proteja, acredite em Deus mesmo não tendo religião, confie em você, mesmo quando bater a indecisão do que pode ser certo ou não, do que está acontecendo e do que é que vai ser...
......
ESPAÇO ABERTO................................................. 03
Colóquio................................................................... 04
TIAGO HENRIQUE.............................................. 05
Estados do brasil.................................................... 06
SÉRIE PERSONALIDADES................................. 07
AMBIENTAL.......................................................... 08
COLUNA DA BIA................................................... 09
LETRAS DE MÚSICA............................................ 10
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL...................... 11
______________________________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Betim Cultural, eles podem ser selecionados e publicados no ESPAÇO ABERTO ou na LETRAS DE MÚSICA desta revista - Contato: rezendefonseca@bol.com.br Na internet - http://betimcultural.blogspot.com

Fundador/Editor/Colunista: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Revisora/Colunista: Elizangela dos Santos Pedro de Souza.
Ilustração (Capa e Tirinhas): Cristiano de Oliveira.
Colunista (Coluna da Bia): Pseudônimo - Bia Lima.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.

Pág: 3
ESPAÇO ABERTO

>>> JURAS (INJURIAS) DE AMOR
Débora Gabriele Tolentino.

Jurou-me amor eterno,
agora vem me dizendo que tudo acabou?
Onde ficarão meus sonhos?
Onde ficará minha esperança?
Tudo se perdeu,Onde? Quando? Por quê?
Não percebi.
*
Jurou-me amor eterno,
me entreguei sem compromisso,
sem dó e nem juízo.
Agora vem dizendoque tudo não passou de um equivoco.
*
Doce cilada é o amor,
nos envolve sem piedade,
nos comove com sua verdade,
nos aliena e de repente...
esquecemos de algo chamado realidade.

>>> NÃO AO ACASO
Marina Clemente de Oliveira.

Reflete em mim
Um tom do outro:
Nem Multicor
Tampouco opaco!
Reluz em mim
Um espectro de gente:
Olhos blasé...
Lábios em contornos...
Adornos
Os dele Em mim reluzentes!
E a gente?
Imagem
Ou Real?
Neutros?
Talvez!
Na moça
O moço
Sem virtuais
Desta vez.

pág: 4
COLÓQUIO
Por: Fernando Aguilar ( fernando-aguilar@ig.com.br )
REVOLUÇÃO OU INÉRCIA?

Vejo a lâmina da quilhotina como um espelho que reflete a linha tênue da minha existência, mas, no entanto, os raios do horizonte cortam minha retina justaposta e amorfa diante da realidade. Estamos à beira do precipício que se chama século XXI. Estamos cercados das maiores barbáries humanas onde guerras incalculáveis se condensam no pensamento sarcástico e maquiavélico enquanto os governos inebriam-se com o vinho do poder que circula nas veias daqueles que em nome da “justiça” matam e saqueiam cidades, destruindo culturas e disseminando civilizações, enquanto a fome na África suasuariana me faz temer a face obscura da humanidade.

A “aldeia global” vive enclausurada dentro dos seus quartos, usando a vida como um ópio que lhe proporciona viver num processo de letargia. Somos detentores de tecnologia hi tec, mas, como convivemos com nossas inquietações? Isso nos remete à compactação do pensamento individualizado, nele o homem não se enxerga no outro, não se enxerga no seu próprio e irônico ser.O homem vislumbra a lâmina e ainda assim não consegue construir sentidos.

Sinto meus braços atados, perco a sensação para sinalizar uma interferência ou promover debates e discussões. Prefiro me findar nas vertentes da inércia e aceitação da minha morte, que à noite ronda meu sono. Pode ser que eu seja saudosista, mas viva a Revolução Francesa, viva a “liberté, iqualité, fraternité antes que seja tarde.

pág: 5
TIAGO HENRIQUE
CAMINHOS OPOSTOS

Um pouco de pimenta
E um som ao pé do ouvido,
Palavras sitiadas
Versos cabulosos
Corações em pedaços
Um quebra-cabeça
Se espalha no ar,
Partes caíram fora do plano
Restou o improviso de um buraco
Deixado pela peça que faltava

Um quadro
Um canto
Uma pintura
Uma parede... em branco

Sorrisos frágeis, sinceros
Sorrisos... alegres

Vida,Vida,
Mistério...
Novela,
Comédia,
Ironia

À noite,
O vinho,
A água,
O terno.

pág: 6
ESTADOS DO BRASIL
Capital: Manaus

O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a mais extensa delas, ocupando uma área de 1.570.745,680km², pouco maior que a Mongólia e pouco menor que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados. O estado está situado na região Norte do país e tem como limites a Venezuela e Roraima a norte, o Pará a leste, o Mato Grosso a sudeste, Rondônia a sul, o Acre a sudoeste), o Peru a oeste e a Colômbia a noroeste. O Amazonas é um dos poucos estados brasileiros que não possuem litoral, mas é um dos que possuem a maior bacia hidrográfica e o maior rio do mundo, a Bacia Amazônica e o rio Amazonas.

O nome Amazonas é de origem indígena, da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba". Foi originalmente dado ao rio que banha o Estado pelo capitão espanhol Francisco Orelhana, quando, ao descê-lo em todo o seu comprimento, em 1541, a certa altura encontrou uma tribo de índias guerreiras, com a qual lutou. Associando-se às Amazonas do Termodonte, deu-lhes o mesmo nome.

À época da Independência do Brasil em 1822, os moradores da vila proclamaram-se independentes, estabelecendo um Governo Provisório. A região foi incorporada ao Império do Brasil, na Província do Pará, como Comarca do Alto Amazonas em 1824.Ganhou a condição de Província do Amazonas pela Lei n° 582, de 5 de setembro de 1850, sendo a Vila da Barra do Rio Negro elevada a cidade com o nome de Manaus pela Lei Provincial de 24 de outubro de 1848 e capital em 5 de janeiro de 1851.

População (dados de 2008):
- Estimativa: 3.341.096 hab
- Densidade: 2,05 hab./km²

pág: 7
SÉRIE PERSONALIDADES
( http://seriepersonalidades.blogspot.com )
QUEM FOI BENITO MUSSOLINI:

Mussolini viveu os seus primeiros anos de vida numa pequena vila na província, numa família humilde. Seu pai, Alessandro, era um ferreiro alcoólatra e um fervoroso socialista, e sua mãe, Rosa Maltoni, uma humilde professora primária, era a principal sustentadora da família. Foi-lhe dado o nome de Benito em honra do revolucionário mexicano Benito Juárez. Tal como o seu pai, Benito tornou-se um socialista e mais tarde um marxista. Foi influenciado por aquilo que leu de Friedrich Nietzsche. Em 1919, fundou os Fasci Italiani di Combatimento, organização que originaria, mais tarde, o Partido Fascista. Baseando-se numa filosofia política teoricamente socialista, conseguiu a adesão dos militares descontentes e de grande parte da população, alargou os quadros e a dimensão do partido. Sua oratória era tão notável quanto seu uso eficaz de propaganda política.

FRASES DE MUSSOLINI:
- Eu sempre achei mais fácil convencer uma grande massa do que uma só pessoa.- Somente obedecendo, somente tendo o orgulho humilde, mas sagrado, de obedecer, é que se conquista então o direito de comandar.- É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.- Em determinados momentos, as palavras podem ser fatos.- A poltrona e as pantufas são as ruínas do homem.- Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica.- Quem não está pronto a morrer pela sua fé, não é digno de professá-la.

pág: 8
AMBIENTAL
Por: Elizangela Santos (elizangelasantos71@yahoo.com.br)
DIA DO PROTETOR DA FLORESTA E O FOLCLORE NACIONAL
.
Há dia reservado para comemorar quase tudo nessa vida. Então, não poderia deixar de existir um para o Protetor da Floresta que é comemorado no dia 17 de Julho.
.
Os protetores da floresta têm, no folclore nacional, um aliado bem conhecido. Muitas lendas do saber popular, aludem à proteção do meio ambiente. Uma delas, é a do Curupira. Idealizada pelos tupi-guaranis, Curupira é sinônimo de azar, de má sorte. Aparece como uma espécie de anão, de cabelos vermelhos e dentes verdes e é o protetor das árvores e dos animais. Torna-se um perigoso inimigo daqueles caçadores que matam por prazer, não por necessidade, e costuma partir os machados dos que tentam abater as árvores. Diz-se que quem o vê na floresta perde o rumo e não consegue mais encontrar o caminho de volta.
.
Pode parecer contraproducente abordar esse assunto. No entanto, se não houver quem se preocupe hoje, em proteger as florestas, como, daqui uns 25 ou 30 anos, vamos contar para nossos netos a história de Chapeuzinho Vermelho, que passeava por uma floresta? Ora, eles vão nos perguntar o que é uma floresta? Dirão que só as conhecem pelo que viram em velhos livros, em filmes antigos ou em documentários na televisão.
.
Devemos nos conscientizar que um dos principais impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural é a devastação das florestas, notadamente das tropicais, por serem as mais ricas em biodiversidade.
.
Em suma, nada funcionará para proteger as florestas se, previamente, não se desenvolver a capacidade nacional de respeitar as normas de convivência social mínimas para materializar esse fim.

pág: 9
COLUNA DA BIA
POR: Bia Lima ( bia.lima@ymail.com )
DE VOLTA AS DITADURAS... SE É QUE SAÍMOS DELA!!
É impressionante pensarmos que em pleno século XXI, com o avanço da democracia, ainda somos surpreendidos por um golpe de Estado em Honduras. Será mesmo tão impressionante?

Desde que o presidente de Honduras (democraticamente eleito) foi deposto, vários países bem como grandes organizações internacionais têm se colocado contra o golpe e tentam pressionar o governo militar para a volta de Manuel Zelaya.

Houve quebra de relações diplomáticas, ameaças de bloqueio comercial, mas nada parece incomodar os militares que tomaram o poder. Percebemos um desfacelamento desses organismos internacionais, que em muito não são respeitados. Quantas vezes o “super poderoso” EUA, quebrou acordos internacionais e passou por cima da decisão desses organismos? Alguns exemplos recentes são o Tratado de Kyoto e o ataque ao Iraque.

Hoje, com o avanço da democracia como já mencionado, me pergunto se é essa democracia que quero ter. Não nego os avanços alcançados, mas dizer que somos livres, para mim é falta de uma análise mais aprofundada das correntes “invisíveis” que nos prendem.

O que consegue ser ainda pior do que tudo isso, é a grande mídia, que condena o golpe (não poderia ser diferente), mas que ao mesmo tempo levanta justificativas para o ocorrido. Quanta incoerência!

pág: 10
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e Região
JUNIOR E ZÉ CARLOSSEM SEU AMOR AQUI, NÃO DÁ

Eu queria que você fizesse de mim o seu brinquedo
Mais não queria que você me fizesse chorar
Me entreguei de corpo e alma nessa brincadeira
Hoje eu perdi a saída e não sei mais voltar
Você chegou com esse jeito lindo e gostoso
E eu estava tão carente na solidão
E não consegui conter me envolvi
E agora eu estou sozinho e não sei mais sorri
Eu não vou ficar aqui a te esperar o tempo que passou
Já é demais sem você aqui
Eu não vou ficar aqui a te esperar sem o seu amor aqui não dá, não dá,não dá,
Não dá.

***
“Somos uma dupla bem profissional. Executamos nosso trabalho com pontualidade, responsabilidade, humildade e respeito para com o próximo,sempre focados em um só objetivo: cantar para esse brasilzão.”

Contato para shows: Junior
(31) 3053-6405

pág: 11
CRISTIANO DE OLIVEIRA: KILL - O DESLIGADO
.
...............................................................................
pág: 12
APOIO CULTURAL



ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO