Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 6 - Fevereiro/2009

Página 2
EDITORIAL
Esta é a primeira edição de 2009, com muito empenho e persistência chegamos a 6ª edição desta revista, com isso quero agradecer aos apoiadores e colaboradores deste projeto e aos artistas e escritores que aqui registram sua participação, fazendo com que expressemos de certo modo um ponto cultural da nossa cidade. A você leitor, obrigado por acompanhar e colecionar este periódico – tenha uma boa leitura!


POESIA
SOMOS ORDENHADOS TODOS OS DIAS...
Fernado R. de Freitas
Autor de: O Ser Nada É e A Idade do Sofrer, ainda inédito.

Somos ordenhados todos os dias, 
e o sangue continua escorrendo, impune,
pelo dinheiro tão sonhado.
Viajamos à Lua
e morremos na Terra.
Cobrindo os olhos com lenços
perfumados pela dor da carne.
Encobertando a burrice autoritária
com frases de efeito
da pasma aritmética humana.
A corda foi puxada,
e o nó já estrangula a esperança.
_________________________________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Redação, eles podem ser selecionados e publicados na Revista de Letras & Poesia - Contato: rezendefonseca@oi.com.br
_________________________________________________________
Versão on-line: http://revistadeletras.blogspot.com
Editor Responsável: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.
Revisão Gramatical: Priscila Maria Vitor da Silva.
Desenho Artístico:  Lucas Vinicius Sant'ana de Araujo.

Página 3
CRÔNICA
PENSAR... EM QUÊ?
Wilquer Ferreira

Cogito, ergo sum, com essas palavras, Descartes, enfatizava a importância do pensar, o que de fato está ficando cada vez mais difícil nos dias atuais. Pensar pode ser raciocinar, matutar, criar, imaginar, refletir, meditar, ter idéias, etc.

Convido o leitor a, como sugere o título, pensar no objeto de nosso pensamento. Em que pensar afinal? Por um lado estamos em uma Era de constantes mudanças, um ambiente instável pressiona as empresas e seus membros a se tornarem cada vez mais adaptáveis.  

Inovação, portanto, é a palavra do momento. No entanto, para inovar é necessário criar algo novo, o que demanda um  exercício de pensamento abstraído de deturpações, este colide com a rotina cada vez mais ofegante que nós estudantes e muitos outros profissionais praticamos, rotina que nos impede de criar e atender a lógica de um sistema que nos impõe tal rotina.

Isso se torna frustrante para alguns e imperceptível para outros, já que a própria rotina e muitos problemas originários dela nos impede de pensar. Logo, ler apenas, como dizia Einsten não é o bastante...

A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.Albert Einstein

Portanto,

A união faz a força? Não só. A união tem a força. Millôr Fernandes.

Página 4
COLÓQUIO
Por: FERNANDO AGUILAR

O Conceito antropológico de cultura passa necessariamente pelo dilema da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Um dilema que permanece como tema central de numerosas polêmicas e que aponta para a preocupação, há muito presente com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos. 

Desde a Antigüidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens a partir das variações dos ambientes físicos. No entanto, logo os estudiosos concluíram que as diferenças de comportamento entre os homens não poderiam ser explicadas através das diversidades, tanto o determinismo geográfico quanto o determinismo biológico foram incapazes de resolver o dilema.

Da mesma forma, as diferenças entre os homens não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper suas próprias limitações, isto é, um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas dominou os ares; sem guelras ou membranas próprias conquistou os mares. Tudo isso porque difere dos outros animais por ser o único que possui cultura.

Apesar da dificuldade que os antropólogos enfrentam para definir a cultura, não se discute a sua realidade. A cultura se desenvolveu a partir da possibilidade da comunicação oral e da capacidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o seu aparato biológico. Isto significa afirmar que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura. 

*Contato com o Colunista: fernando-aguilar@ig.com.br

Página 5
SÉRIE PERSONALIDADES

QUEM FOI GRAHAM BELL:
Foi um cientista, inventor e fundador da companhia telefônica Bell. Historicamente é considerado o inventor do telefone, contudo existem indícios que apontam como legítimo inventor Antonio Meucci, fato este que foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002 quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução No. 269. 

Viveu de: 1847 à 1922.
País de origem: Escócia.

FRASES DE GRAHAM BELL:
- Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram.
- Concentre todos os seus pensamentos na tarefa que esta realizando. Os raios do sol não queimam até que sejam colocados em foco.
__________________________________________________________
A série personalidades se destina à um simples conhecimento acerca dos grandes nomes da história mundial. Não somente se baseie nestas informações, acima de tudo reflita e aprofunde seus conhecimentos quando despertado para tal. Ressalta-se que o conteúdo desta coluna é contido e não tem a intenção de reportar à um conhecimento específico, tampouco abrangente. Sendo assim, é apenas uma pavio de apresentação e fomento a pesquisa. 
__________________________________________________________

PENSAMENTOS – POR: TIAGO HENRIQUE

- Se agarre as oportunidades e faça seus sonhos acontecerem, isto é estar vivo, e não apenas viver, isto é fazer sentido, e não sentir o que querem que sentimos.
- As verdades não estão nas palavras mas sim no pensamento.
- Ilusão é o fracasso de uma e
sperança.
- O ser-humano vive duas vidas, uma, é a que ele acredita, a outra, é a que ele é levado.

Página 6
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e Região.

RESGATE BLUES 
Autoria: ClassiCool

Sinceramente não sabemos
Já não temos a certeza de andar
Na mesma direção...
E tal ação, desilusão
Consegue ser maior que o “eu”

De cada um, em cada um 
que deixa o próprio conviver
por um mundo frio
sem alma, calma!!!! Estamos sós
mas algo despertou

A raiva, o prazer concreto
De não ter prazer
Já maltrata a carne, e o coração?
Vem me buscar, beije-me ar

O mar, o ar, tão certos como o par
Amigo venha transformar
Você sabe o quê!!!!
O dia, o ser... melhor viver

Sinceramente conseguimos
Nos abrimos sempre para andar
Na mesma direção...
E tal ação, a ilusão
Consegue nos abastecer

A mão pra dar, pra receber
O mago, o acorde, o violão
Canções pra todos nós
Mudar o jeito, o peito aberto
Pra pensar

Página 7
LUCAS VINÍCIUS DESENHISTA ARTÍSTICO









Desenhos de pessoas feitos à mão, desde amigos até as renomadas celebridades... Acesse: www.clicfolio.com/lucasdesenhista

APOIO CULTURAL














ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO