Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 5 - Dezembro/2008

Página 2
EDITORIAL
Dedico esta publicação as crianças e jovens da nossa cidade, futuro de um mundo mais conscientizado por nós, responsáveis por este desafio em prol de uma vida digna e saudável para todos.

ACRÓSTICO - CIDADANIA
De: Nirlando Junior *

Compaixão
amIzade
Direito
Amor
feliciDade
Alegria
boNdade
solIdariedade
segurAnça para todos

*Aluno de 10 anos de idade, cursando a 3ª Série do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Betim: Antônio Tereza dos Santos. Comentário do Editor: Mais do que palavras soltas... devemos pensar no significado de cada expressão utilizada por este garoto, que aos 10 anos pensa e usa uma palavra tão esquecida por nós adultos. Acredite nas crianças, incentive os jovens, proteja a vida e re-pense em seu papel como cidadão.
________________________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Redação, eles podem ser selecionados e publicados na Revista de Letras & Poesia - Contato: rezendefonseca@oi.com.br
________________________________________________
Publicação independente / Versão on-line: http://revistadeletras.blogspot.com
Editor Responsável: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.

Página 3
POESIA
QUERO TE VER! (Jonas Augusto).
*jonaspoetapaz@yahoo.com.br

Com tu tenho que estar um momento.

Ah, penetrar tua alma quando me desfrutar do teu olhar,
encontrar minha essência ao escutar tua voz,
chegar ao céu modelando teu rosto;
tocar-te, tocar-te, como a um convite,
e dizer eu te amo!

Quero te ver! Quero te ver!
Em ti existe o mundo que sempre sonhei.
A música, de ti, fica mais linda nesta manhã de domingo.

A cada tic tac do relógio e cantar das aves,
quero me desfrutar de tua presença.

Procuro-te, procuro-te!
Encontro-te somente no olhar do espelho.
__________________________________________________
JONAS AUGUSTO SILVA Nasceu em Contagem/MG, em 29 de julho de 1990. Morando em Betim desde os primeiros dias de vida. Começou a se interessar pela leitura, quando a mãe, Bernadete Conceição Silva, lhe deu o livro "A Bonequinha Preta"; na infância, leu muitos livros de Ziraldo ao mesmo tempo em que desfrutava dos belos fluidos do Salão do Encontro. Como a mãe sempre teve que trabalhar; sendo filho único, o menino Jonas Augusto se sentia sozinho e buscava desabafar escrevendo em pedaços de papel. Aos onze anos descobriu que tinha queda para ser escritor; aos quatorze, participou do Grupo Poetar, um projeto da Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, para onde, um ano depois e a convite, foi completar o ensino médio. Tem o hábito de ler tudo que lhe chega às mãos: informativos, jornais, folhetins e, claro, livros! Seu escritor preferido é Fernando Sabino. Em 20 de outubro de 2007 ingressou na Academia Betinense de Letras, Escola Literária Cecília Meireles. Freqüenta eventos e palestras culturais, especialmente os de literatura. Atualmente, no Grupo de Teatro Art & Fatos, parceira da ABEL, ensaia recitais de poesia. Seu passatempo predileto é jogar xadrez, participando, por diversão, de alguns torneios.

Página 4
COLÓQUIO
Por: FERNANDO AGUILAR

Dando seqüência a edição anterior, concluímos que não é o meio que nos molda, mas nós que interagimos com ele em busca de uma representação com um determinado objetivo interacional. Nesse sentido estamos sempre representando, somos atores do cotidiano, pois, a mesma “pessoa” que você é no seu trabalho não é a mesma na universidade ou na sua casa.

Portanto, estamos sempre nos adequado a determinados ambientes e até mesmo modificando-lhes em prol da nossa sobrevivência. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper em suas próprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores.

Desde a Antigüidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos. No entanto, logo os estudiosos concluíram que as diferenças de comportamento entre os homens não poderiam ser explicadas através das diversidades do corpo e do ambiente no qual vivemos. Tanto o determinismo geográfico quanto o determinismo biológico foram incapazes de resolver o dilema, pois o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado chamado de endoculturação; por exemplo, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

Percebemos então que a endoculturação é o processo que explica a transmissão e a aprendizagem de comportamentos dentro de uma mesma cultura. Mas o que é cultura de caráter antropológico, o que é cultura relativa ao homem em seus diversos aspectos? Reflitam e até a próxima edição.

*Contato com o Colunista: fernando-aguilar@ig.com.br

Página 5
SÉRIE PERSONALIDADES
http://seriepersonalidades.blogspot.com

QUEM FOI ALBERT EINSTEN:
Físico alemão radicado nos Estados Unidos que propôs a teoria da relatividade. Ganhou o Premio Nobel de Física de 1921 pela correta explicação do Efeito foto-elétrico. Einstein tornou-se famoso mundialmente, na época algo pouco comum para um cientista. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista da história, na cultura popular, Einstein tornou-se um sinônimo de alguém com uma grande inteligência, reconhecido como um grande gênio. A sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Viveu de: 1879 à 1955.
Nacionalidade: Alemanha.

FRASES DE EINSTEN:
- Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
- A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
- Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo.
- Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.
- Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.
- A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
- Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.
- A tradição é a personalidade dos imbecis.
__________________________________________________
A série personalidades se destina à um simples conhecimento acerca dos grandes nomes da história mundial. Não somente se baseie nestas informações, acima de tudo reflita e aprofunde seus conhecimentos quando despertado para tal. Ressalta-se que o conteúdo desta coluna é contido e não tem a intenção de reportar à um conhecimento específico, tampouco abrangente. Sendo assim, é apenas uma pavio de apresentação e fomento a pesquisa.

Página 6
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e região.

ALINE (Lucas Vini-Lobos)

Eu quero lhe dizer o que estou sentindo,
Pois o meu coração não consegue mais mentir,
Eu vejo pra nós, um mundo de sonhos,
E uma vida melhor, com um futuro feliz, um futuro feliz...

Abra o seu coração e veja que eu,
Eu posso te fazer tanto feliz
E te demonstrar que é melhor
Ter o mundo como você sempre quis...

Eu vou te levar pros lugares mais lindos,
E contar as estrelas beijando o teu rosto,
E pegar na tua mão e olhar nos teus olhos
E dizer: - eu te amo e vem ser feliz, vem ser feliz...

Abra o seu coração e veja que eu,
Eu posso te fazer tanto feliz
E te demonstrar que é melhor
Ter o mundo como você sempre quis...

Abra o seu coração e veja que eu,
Eu posso te fazer tanto feliz
E te demonstrar que é melhor
Ter o mundo como você sempre quis...

*Música feita para uma garota muito mais que especial a "Aline" beijão pra você !!!
_________________________________________________________
Para ouvir e baixar gratuitamente, este e outros sons de Lucas Vini-lobos acesse : http://lucasvini-lobos.palcomp3.com.br/ - Lucas é Guitarrista e Compositor fanático por Rock, já participou das bandas: 413 e Loud Play, hoje segue em sua carreira solo. Seu maior ídolo é Dado Villa-Lobos da inigualável Legião Urbana; seu sonho é ter um disco produzido por Dado.



APOIO CULTURAL:
ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO