Mais conteúdo:
DIÁRIO RBC / RBC SEMANAL

EDIÇÃO 8 - Abril/2009

página 1 - Capa


















...........................................................
Prezado(a) leitor(a):Na próxima publicação a REVISTA DE LETRAS & POESIA passa a se chamar REVISTA BETIM CULTURAL. Será mantido a sequência numeral das edições, assim como formato, Colunas e toda a essência de Conteúdos que você já conhece.
...........................................................
*Ilustrado na capa: ANTOINE DE SAINT-EXUPERY - Personalidade do mês.

página 2
EDITORIAL
Esta edição tem um tom diferente das demais a começar pela reflexão de Anderson Oliveira e passando pela fala de Geraldo Ribeiro, ambos com um olhar mais humano e despertador de intenções sociais, o que nos instiga a repensar em nosso papel como cidadãos. Adiante, como de costume, a crônica de Fernando Aguilar, posteriormente, a Série Personalidade e em seguida a letra Balas e Doces da banda L6; fechando com a arte desenhista de Lucas Vinicius... Tenha uma boa leitura!

PARA REFLETIRBERTOLEZA
Anderson Oliveira (andersonoliveira21@hotmail.com)
...........................................................
Aluisio Azevedo, um dos maiores escritores do Brasil, retrata no seu livro: O Cortiço, as condições do negro e também da sociedade brasileira. Mas neste pequeno espaço quero reter as minhas atenções em uma personagem do livro chamada: Bertoleza, escrava que foi seduzida por João Romão, outro personagem do livro que fazia de tudo pra enriquecer. Bertoleza contribuiu e muito para o enriquecimento de João Romão, mas quando ele vê oportunidade de casar com uma moça de família nobre simplesmente trama uma forma para jogar fora á escrava. Bertoleza, em O Cortiço, representa os negros que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. E depois de sugados ao máximo são deixados de lado, como um móvel velho que não serve mais pra nada. Já passaram-se mais de cem anos que Aluisio Azevedo escreveu o livro, e o Brasil continua com as suas Bertolezas, negros que são vistos não como pessoas, mas como objetos para os outros, negros que são vistos de cima pra baixo, negros que não tem espaço na mídia, a não ser nas paginas policiais. Mas o que nós negros estamos fazendo para mudar essa situação?
___________________________________________________________
Envie opiniões, comentários, sugestões, enfim; envie textos de sua autoria para a Redação, eles podem ser selecionados e publicados na Revista de Letras & Poesia - Contato: rezendefonseca@oi.com.br
___________________________________________________________
Editor Responsável: Tiago Henrique Rezende Fonseca.
Colunista (Colóquio): Fernando Pereira Aguilar.
Desenho Artístico (Capa e Quadrinhos): Lucas Vinícius Sant'Ana de Araujo.

página 3
SEU SENTIMENTO TE TRAIU
Geraldo Ribeiro

Porque procuras o amor
onde ele não está?
porque insiste enxergar no outro
algo diferente que ele não quer te mostrar?
Se entregar a alguém só em pensamento
sem aquele toque que arrepia
é se jogar em um abismo sem fundo
sofrer intensamente noite e dia.
Se tem certeza do seu amor
e acha que pode conquistar o outro
se insinue, seja direta e fale de coração para coração.
se ele (a) fingir que não ouviu e não quiser nem saber
Você deve esquecer e procurar outro alguém
que queira ouvir sua voz
escutar seu sussurro
adivinhar seus pensamentos
que ao te abraçar faça você vibrar de emoção
encante sua alma e acalme seu coração.
Amor não é via de mão única
também não pode ir na contramão
não se pode amar aquilo que não tem
e desejar o que não é seu fere a alma
separa ainda mais o que nunca se uniu
porque não houve entrega total
Simplesmente, seu sentimento te traiu.

*Do autor: Nasci e moro na cidade de Betim - Minas Gerais, escrevo simplesmente pelo prazer e para dar minha contribuição na luta contra a injustiça social que massacra o nosso povo. Não tenho nenhuma formação acadêmica e nem por isto me sinto constrangido ao colocar minhas idéias e meus ideais. Sou responsável voluntário por um asilo da Sociedade São Vicente de Paulo com 44 moradores sendo 12 acamados e mais de vinte com algum distúrbio mental.

página 4
COLÓQUIO
Por: Fernando Aguilar
CRÔNICA DA ALMA (2ª Parte)

Do zero ao infinito vou caminhando sem parar. A sombra da minha alma descansa em meu corpo, torto quase morto. O tempo passa depressa demais, nunca a vida foi tão atual como hoje, o futuro significa degradação da carne. O tempo realmente existe? É o movimento da evolução das coisas, mas o tempo em si não existe? Ou o que existe é imutável e nele nos transcendemos. Então para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pela velocidade dos minutos, as novidades que fazem o tempo passar depressa, eu as cultivo com um certo tédio. Degusto assim cada detestável segundo da minha existência.

Meditação leve e terna sobre o nada. Escrevo quase que totalmente liberto de meu corpo. É como se este estivesse em transmutação. Meu espírito está vazio por causa de tanta felicidade. Estou tendo uma liberdade íntima que só se compara a um caminhar sem destino por ruas que mais se parecem a verdadeiros labirintos afora. Estou livre do destino. Será o meu destino alcançar a liberdade? Sou a contradição da minha figura quixotesca e ao mesmo tempo burguesa sem ideologias.

Meu vocabulário é triste, quase que paranóico. Elevo-me na fonte de águas límpidas e abundantes e na luz fria do cotidiano, mas, escrevo corroendo como um verme que se alimenta da vida ou da morte, como um fruto em putrefação. Não sei em qual página, mas escrevo, não sei se realmente o escritor, poeta, apontado como panfletário necessita saber de memória sua página, como se soubesse o dia de sua morte.

página 5
SÉRIE PERSONALIDADES

QUEM FOI SAINT-EXUPÉRY
Foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial. Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha. Seu corpo jamais foi encontrado. Exupery é o autor do clássico: O pequeno príncipe.

Viveu de: 1900 à 1944
País de origem: França - Continente: Europa.

FRASES DE SAINT – EXUPÉRY
- Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz.
- Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.
- Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos.
- O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.
- Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.
- Há vitórias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam.- Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções.
- A terra ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os livros.
Porque ela nos resiste.
- Também somos ricos das nossas misérias.
___________________________________________________________
A Série Personalidades se destina à um simples conhecimento acerca dos grandes nomes da história mundial. Não somente se baseie nestas informações, acima de tudo reflita e aprofunde seus conhecimentos quando despertado para tal. Ressalta-se que o conteúdo desta coluna é contido e não tem a intenção de reportar à um conhecimento específico, tampouco abrangente. Sendo assim, é apenas uma pavio de apresentação e fomento a pesquisa.

página 6
LETRAS DE MÚSICA
Espaço dedicado aos músicos de Betim e Região.

BALAS E DOCES – L6
Letra: Lúcio Flávio

Nada do que falas me afeta
Nada do que falas me fará infeliz
Pare e pense na pessoa certa
Pare e pense porque não olhar pra mim
Meu coração sempre dispara esperando a porta do seu quarto abrir
Fora que eu não tenho nenhum vício
E o meu vício é nunca mais te ver partir
Quero entender o futuro, quero entender...

Balas e Doces nunca faltam nas festinhas
E as meninas nunca param de dançar
Ficam loucas, todas desbaratinadas
Com óculos escuros esperando careta
Quero entender o futuro, quero entender o futuro
Quero entender o futuro, quero entender...

Quero entender o futuro, quero entender.









.........................................................
A banda L6 foi formada no fim de 2007 por seis amigos e músicos da cidade de Betim MG. São eles: Lúcio Flávio (Vocal), Daniel Alves (Bateria e voz), Rômulo Junior (Baixo) Tiago Augusto (Guitarra), Adriano Lara (Guitarra) e Lucas Aguiar (Teclados e samplers). Com o objetivo de mostrar suas próprias composições, nas quais as letras são focadas no cotidiano e nos relacionamentos, a banda gravou seu primeiro CD intitulado “É Assim Que Vai Ser” com lançamento previsto para abril de 2009.

CONTATO PARA SHOWS
Telefones: (31) 8459-3194 / (31) 8334-6710

página 7
LUCAS VINICIUS DESENHISTA ARTÍSTICO
A idade não importa, a gente sempre pode ser feliz com outras pessoas e em outros lugares.
...............................................................................................................................................................................................
*Desenhos de pessoas feitos à mão, desde amigos até as renomadas celebridades... Acesse:
www.clicfolio.com/lucasdesenhista - lv_legiao@hotmail.com
...........................................................
página 8
APOIO CULTURAL
....................................................................................................................................................................................................................................
ENTRE PARA O CLUBE DE ASSINANTES RBC
FIQUE TRAQUILO(A) sua compra está protegida! Maiores informações acesse: PAGSEGURO

MAPA DE ACESSO